Carlos Alberto Sicupira é um dos nomes mais discretos, porém decisivos, do alto comando do capitalismo brasileiro. Sócio de longa data de Jorge Paulo Lemann e Marcel Telles, Sicupira ajudou a construir um império empresarial global baseado em disciplina, meritocracia e foco obsessivo em performance. Sua formação começou na Universidade Federal do Rio de Janeiro, com passagem pelo mercado financeiro, até se tornar um dos pilares do lendário Banco Garantia, berço da filosofia de gestão que revolucionaria grandes corporações nas décadas seguintes.
Com a criação da AmBev, e posteriormente a fundação da 3G Capital, Sicupira esteve por trás de fusões que resultaram na maior cervejaria do mundo — a AB InBev — e em aquisições históricas como Heinz, Burger King, Kraft Foods e Tim Hortons. Sua atuação é marcada pelo perfil reservado, mas extremamente eficiente: é considerado o cérebro de execução por trás das operações que transformaram empresas ineficientes em máquinas de resultado.
Além da atuação nos negócios, Carlos Alberto Sicupira também contribui para iniciativas de formação empreendedora e educação, sendo um dos mantenedores do Instituto de Formação de Líderes e de iniciativas ligadas à Fundação Estudar.
Sua inclusão no Hall da Fama do Empreendedorismo Nacional reconhece não apenas sua fortuna bilionária, mas seu papel como estrategista silencioso de uma revolução empresarial que colocou o Brasil no centro das decisões globais. Um arquiteto da excelência nos bastidores, cuja marca é sentida em empresas líderes em dezenas de países.